terça-feira, 27 de outubro de 2009

Estratégias nota 10


Você precisa de um aumento na mesada? Ou quer chegar mais tarde da balada? Para se sair bem no papo com os pais, a Atrê ajuda a aprimorar suas habilidades de negociação.


Meu namo quer dormir lá em casa


Antes de surpreender seus pais com um pedido desses, coloque o tema em discussão, como quem não quer nada. Use o exemplo de uma prima ou de uma amiga da escola - mesmo que tudo não passe de ficção - para ouvir o que eles pensam a respeito.



Nessa oportunidade, com calma, você até pode colocar a sua opinião. "De qualquer forma, é melhor conhecer antes o ponto de vista dos pais, porque, assim, a adolescente nem precisará se expor, se não quiser", ensina a psicóloga Mara Pusch. Vencer a resistência dos mais velhos, caso eles sejam contra, não será das tarefas mais fáceis. Mas a maneira de abordá-los, na hora de fazer o pedido, fará toda a diferença.



É muito melhor dizer: "estava pensando em falar para o fulano dormir aqui no final de semana que vem. O que vocês acham?", do que comunicar simplesmente: "quero que o fulano durma aqui". "Os pais gostam de saber que a filha valoriza a opinião deles; esse tipo de abordagem aumenta as chances de sucesso na negociação", garante Mara.



O que não quer dizer que o jogo estará ganho. Para algumas famílias, admitir esse nível de intimidade entre a filha e o namorado, em casa, está totalmente fora de cogitação. E, se esse for o seu caso, o jeito é se conformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário